top of page
Foto do escritorMaxtel Serviços

Saiba a importância dos serviços de limpeza no ambiente industrial

E não é somente com controle de qualidade, cada vez mais rigoroso, que elas precisam se preocupar: o acúmulo de sujeira intensa pode provocar riscos à saúde e ainda prejudicar a produtividade dos funcionários. Veja a seguir como é realmente importante manter os procedimentos de limpeza bem executados no ambiente industrial.

Para início de conversa, o acúmulo de sujeira, principalmente na indústria, pode provocar mau cheiro, devido aos resíduos acumulados no ambiente de trabalho, e também sérios riscos a saúde, podendo ser causados por vírus, fungos e bactérias. Ou seja, os padrões mínimos de limpeza ajudam a garantir a qualidade da produção e proporcionam aos funcionários mais satisfação ao realizar suas atividades, gerando impacto positivo na empresa e na produtividade.


Por esses motivos, entre tantos outros, a limpeza industrial deve ser feita para eliminar qualquer tipo de sujeira e resíduo, visíveis ou não, desde os equipamentos usados nos pátios de produção, a área da cozinha até o escritório da diretoria. Uma desinfecção total do ambiente é a maneira mais eficiente de garantir a limpeza do ambiente, levando-o à sensação de assepsia e mais segurança.


Veja mais alguns problemas que podem ser causados pela falta de higiene no ambiente industrial:


• Falta de segurança para os trabalhadores;

• Perda de produtividade;

• Insatisfação de clientes e dos funcionários;

• Mau funcionamento ou até mesmo um desgaste prematuro de suas peças e engrenagens.


A limpeza no ambiente industrial

A higienização é vital para qualquer segmento industrial, mas os serviços de limpeza nas indústrias de alimentos e bebidas são e sempre serão um fator de alta relevância, já que a falta de higiene influencia diretamente na qualidade do produto final.

Na produção de bebidas, como suco, o controle de limpeza deve ser bem rigoroso, começando pela compreensão das características químicas do produto e do fluxo no processo de produção. A higienização começa desde a colheita da fruta, que deve passar pelo primeiro processo de limpeza já nas esteiras para a produção. Eliminar as sujeiras na casca também ajuda a evitar a contaminação por bactérias do solo.

Grandes áreas merecem atenção redobrada pois o risco de contaminações é maior.

Nas fábricas de bebida, o método usado é o CIP, realizado em diferentes ciclos de lavagem, recirculados por tanques e bombas. É um sistema inteligente que faz ajustes frequentes nas operações para garantir o mais elevado nível de desempenho, reduzindo o risco de erro humano, que pode comprometer os níveis de segurança.

A contaminação de bebidas e alimentos, seja por micro-organismos patogênicos ou parasitas, seja por contaminação química ou física, deve ser evitada ao máximo, pois custa caro e resulta em problemas como recolhimento dos produtos, perda de produção e publicidade negativa, causando grandes prejuízos.


Fonte: Inove Serviços

Comments


bottom of page